18/04/14

Epílogo

Ando a ler " A Filha do Barão" de Célia Correia Loureiro. Antes de chegar ao epílogo, conto-vos um pouco do prólogo...A história, desenrola-se nos inícios do século XIX, começa em Lisboa, baseia-se em torno de um barão que estando gravemente doente envia a mulher  e a filha de 14 anos para uma propriedade vinhateira no Douro. A cargo dessa propriedade passará a estar um inglês o qual, deverá casar-se com Mariana, a filha do barão.
Entretanto entram as invasões francesas, das quais farão parte integrante do desenvolver do enredo que muito irá se transformar ao longo da obra.
Mas, empolgada a saber como terminará a história, não resisti, pois, fui mesmo movida por uma curiosidade incontrolável, li o epílogo antes de ter terminado a história. Acabei pois, após ter saltado partes importantes, de voltar ao ponto de onde fiquei e aí retomei a leitura.
Com isto quero dizer que, com os livros, conseguimos ter uma tentativa de brincar com o " destino" que o livro trará...o desenrolar da história, se nos agradará ou não.
Na nossa vida não conseguimos fazer isso, somos confrontados com o presente como sendo a parte real da nossa história...mas quantas e quantas vezes não desejamos "saltar" lá para a frente a tentar espreitar se o caminho que estamos a levar valerá mesmo a pena!
Eu pessoalmente, se sou confrontada com um problema do qual não sei como resolve-lo gosto muito de poder ter o meu escape, o fugir...mas terei sempre de regressar a esse problema para o enfrentar de frente...Se por acaso assim o fazer, entenderei que a fuga inicial ajuda-me a ganhar mais tranquilidade para enfrentar o problema depois, e garantidamente o
 "epílogo" que resultar daí será feito na minha verdade e se assim for, dar-me-á  descanso e felicidade. Sorrirei como fiz quando li o epílogo da "Filha do Barão.


Até uma próxima

2 comentários:

Rosa Carioca disse...

Valeu a dica!
Páscoa Feliz!

M. disse...

Espero que gostes do livro tanto quanto eu gostei (que foi muito!), a autora é uma amiga minha.

Beijinhos.