24/07/14

Eu e a História

Irei partilhar com vocês, o que tem significado a História na minha vida. Deveria ter uns 4 anos, quando pela primeira vez peguei no primeiro livro de História, da Verbo. Claro que não sabendo ler, o que me captou a atenção foram as ilustrações. Comecei a entender os anos passados, as outras épocas, quem eram as pessoas que viviam por cá...como se vestiam, o que faziam, os reis, os castelos, palácios! Tudo isto, pouco a pouco foi me introduzido pela minha mãe. Achava fascinante esta ideia de mudança que tem havido ao longo destes séculos todos, claro que com mentalidade de criança, nunca poderia pensar desta forma como exponho neste texto, pois, não o saberia fazer...a única sensação retirada de infância era entusiasmo e querer saber mais sobre estas épocas!
Bem, saltando uns anitos, escusado será dizer que quando descobri que iria ter História na escola...via sempre no horário com muita atenção os dias e a hora, e pedia para que o tempo passa-se rápido para ter as aulas...
Por variados motivos, os quais, não me apetece mencionar, pois, foram causadores do meu adiar para fazer uma licenciatura em História, impediram-me de seguir este sonho e vontade quando seria a altura a que chamamos adequada que é a seguir ao 12º ano.
Saltando isso...adianto desde já que tudo começou em 2010, quando me candidatei ao Curso de História da Lusófona, o horário nocturno e localização primaram a minha escolha.
Mas, o mais importante de tudo, foi desde o inicio a envolvência que eu sentia como parte integrante do curso, como meio de aprendizagem. Considero a aprendizagem em História, um viajar constante para outras épocas e sua devida interpretação, mas também e fundamentalmente o entendimento das mentalidades de quem ao longo dos seculos tem construído o mundo que vivemos. O porquê das decisões, das escolhas, os protagonistas, as estórias na História, muitas das vezes chave importantíssima que abre respostas.
O saber distinguir as fontes, no fundo, o esclarecer, a busca de questões, a busca de perceber como funciona o mundo de hoje em função do passado. São os pontos mais importantes a retirar da minha paixão por esta ciência humana, que trabalha e é possível existir em conjunto com outras ciências humanas para maior veracidade, para melhor esclarecimento.
Ou seja, eu daqui considero que irei ser sempre ser uma pesquisadora, atenta a temas que considero pertinentes, interessantes, a História, faz e fará sempre parte da minha vida...pois, ela está em todo o lado!

2 comentários:

M. disse...

Também adoro História, houve uma fase em que queria estudar História ou Arqueologia. Tive uma breve experiência numa escavação arqueológica e adorei!
Mas depois optei por outra área, no entanto, o amor pela História ficou sempre cá.
:) Beijinhos.

Fátima Santos disse...

:) Interessante! Eu nunca segui arqueologia...A História estará sempre presente na tua vida, basta quereres! É só ler e ter acesso aos locais que contam a História! Hoje comprei o Império dos Pardais, conta como era Lisboa em pleno reinado de D .Manuel I...em romance, promete!