09/02/14

On the turning away

Este titulo remete para a música dos intemporais Pink Floyd. Em que a letra nos conta que a luz muda para sombra, num mundo de silêncios perante o sofrimento alheio...
Estar atento é um dever, principalmente perante as pessoas que lidam connosco, as que são mais queridas da nossa vida, as que são mais importantes.
A única coisa na vida que realmente não tem mais " turning away" é a morte. Tive ontem o testemunho da perda de um ente muito querido de uma amiga...e fez me meditar sobre isto. Todos somos responsáveis para viver de uma outra forma...que evite o sofrimento, nunca a dor, o sofrimento pode ser evitado...mas,  a dor, por sua vez tem de ser sentida, vivida até à exaustão, até poder vir a tão esperada tranquilidade e paz no coração. Mas, o sofrimento...há que o passar para segundo plano...o sofrimento, tolha-nos os passos para agir, tolha-nos o pensamento..
A dor, por sua vez, purifica e alivia.
Outra prece que faço de coração é: a quem leia este texto, por favor, cuide-se se tem a seu cargo algum filho, alguém que ame...por muito que nos amemos, não soframos com o outro ao ponto de acabarmos  com a nossa vida... vamos antes tentar aprender a sermos mais como anjos da guarda que cuidamos uns dos outros...
O " turning away" é também a meu ver, quando ao adquirirmos maturidade suficiente para assumir um compromisso, nem só dos amorosos, mas, principalmente com a vida, quando nos comprometemos mesmo a viver, saberemos que não há mais volta a dar...isto é, ficamos comprometidos perante a responsabilidade, perante a maturidade que nos leva a seguir algo até ao fim. E, muitas vezes, é assustador, daí leva muitas pessoas a voltarem atrás, a escolherem outros caminhos " mais fáceis" ....e consequentemente passam a vida a fugir dela.
Por isso, espero que consigamos assumir os nossos deveres para uns com os outros...o cuidar, o amar, o respeitar...para assim, em vez de silenciar os problemas e os medos ...estejamos despertos e acolhamos tais sentimentos, para que a LUZ venha da sombra.

Até à próxima

Sem comentários: