09/02/14

Arrogância e agressividade

Ando já há algum tempo a observar o comportamento de como os jovens têm agido desde os últimos anos, face ao andarem na faculdade.
Verifico atitudes defensivas como meio de preparação para uma vida futura no meio da sociedade. Como se fosse uma ameaça constante, estando no meio de feras a lidar no dia a dia para com chefes e colegas de trabalho.
Alunos de ensino superior a infundirem valores de humilhação e medo nas mentes dos noviços  que entram para o primeiro ano.
Uso de linguagem e ações agressivas e arrogantes! De onde vem esta prepotência? Este meio de defesa, fundado em quê? A definição de Universidade, no seu sentido mais intrínseco relaciona-se com a busca do conhecimento, do saber. Quem busca conhecimento e saber tem de ter à  partida a humildade de aceitar que vai para um meio que lhe vai ensinar matérias, aprendizagens que lhe sirvam para crescer e evoluir como ser humano. Logo, atitudes baseadas na arrogância e agressividade em nada coadunam com a essência do espirito académico.
Quando me perguntam sobre os vários casos da Universidade onde tenho concluído o meu curso, eu digo, que pois, lamento o que se anda a passar....mas o que retenho, terá de ser, para mim o que de mais importante tenho tido nestes últimos quase 4 anos, que é a aprendizagem, o conhecimento, a ciência no modo de operar para busca de soluções...o saber pensar por MIM.
Acho, que ultimamente se anda constantemente apontar dedos a muito do mal que se faz neste país...
Mas, a sabedoria, reside a meu ver, se conseguirmos do mau, das restrições, retirarmos vantagens para cada um. Do mau, conseguirmos evitar como respostas a dita arrogância e agressividade, como meio de solução...pois, nada daí irá resultar, a não ser um ciclo cada vez mais viciante.
Lutem para descobrir a resposta melhor para cada um, a melhor resposta que possa evitar a mediocridade e a humilhação, façam- se valer pelo que realmente SÃO. No melhor que há para dar em generosidade e em partilha de conhecimentos e saberes.
São os meus desejos para que os estudantes depositem a sua força, a sua coragem e disciplina para se centrarem...em algo que possa ser verdadeiramente produtivo e não destrutivo, que em tudo se vira contra o espirito académico.
 
Até à próxima

Sem comentários: