27/09/13

Educação combina com educação

Recebi uma visita no meu local de trabalho proveniente de alunos de uma Universidade de Lisboa, que não irei referir qual. Procedi ao que me é pedido enquanto cumprir com as minhas funções, que se identificassem e em caso de dúvida estaria ali para os poder ajudar se necessário. Enquanto estas palavras eram proferidas por mim, a professora responsável pelo grupo avançava, sem olhar para mim, mal respondia, até que um outro professor que também estava a acompanhar a visita, lá me respondeu, com modos mais humildes e simpáticos!
É MUITO feio ter uma atitude destas, em que claramente o que se vê, é uma daquelas professoras que valorizam mais o estatuto que lhes é atribuído... que  se intitula como a excelentíssima professora tal...e que poderá muito bem ter mérito nos conhecimentos que ensina....mas, lamento, para mim tal não vale NADA! Pois, falta-lhe simplesmente o essencial: EDUCAÇÃO.  Educação essa que lhe faltou quando nem sequer respondeu a mim, uma empregadazeca que lógico, segundo o pensar dela teria que me limitar à minha ignorância. 
Considero o seguinte, a Educação escolar passa pelo ensino, mas, passa sempre em PRIMEIRO pela educação, aquela que coitada é referida até com a letra inicial em minúsculo, para se distinguir da outra...
Outra reflexão sobre isto é o facto de que... alguns alunos deixaram para trás a dita professora....pois, concerteza falta-lhe outros atributos essenciais, que é saber cativar o aluno, ter carisma e saber transmitir os conhecimentos sem ser no pedestal.

Até à próxima

2 comentários:

Rosa Carioca disse...

Ora aí está um bom exemplo do que é ser professora; em vez de ser Professora.

Fátima Santos disse...

Obrigada Rosa! Sem dúvida... bjs