08/04/13

A traição

Vou tentar ser o mais sucinta possível sobre este tema. Não vou fazer o papel dos fariseus que tinham a mania de criticar a vida alheia, atirando pedras, como era no tempo de Jesus...tanto que todos nós já sabemos como acaba esta história...Quem não peque que atire a primeira pedra ( a Madalena) depois de refletirem, claro que ninguém atirou pedra alguma.
Seja, lá como for....o acto da traição em si é baseado em cobardia. Quando se vive com alguém, e se assume um compromisso... diz que se ama a pessoa com quem se vive....se a pessoa com quem se vive é uma pessoa correcta, é uma pessoa que ama a outra...haverá aqui algum desvio de comportamento do qual para mim é um mistério da parte de quem trai.
Que se separe da pessoa e depois ande com quem quiser....agora não façam da pessoa parva, não a tentem enganar, não a subestimem, não a façam perder a confiança por outros, auto estima e amor próprio e outras coisas mais...
São golpes muito duros para quem recebe a traição. Isto porque não estava preparada para deixar de amar quem a traiu....isto porque não estava preparada para levar com facadas nas costas....isto porque sabe-se lá o que o dito " namorado" diz à "outra" sobre a "idiota" que confiava nele....
São processos muito complicados de gerir, psicologicamente as pessoas não sabem que defesas irão buscar para se reerguerem...para voltarem a serem elas...há uma indefinição de personalidade, de identidade que esbate de repente no ser de quem é traído. Anda-se meio perdido, sem saber o que fazer...o que pensar....vezes sem conta vêem à memória os melhores momentos, e desses tenta-se retirar o que foi VERDADEIRO. O problema...é que já não se sabe mais o que foi verdadeiro....porque o acto da traição está ligado à MENTIRA. Logo, como acreditar nas palavras que um dia foram ditas de amor eterno...ou de carinho etc...se quem trai, já andava com a "outra" ou então tinha já a pré -disposição de o fazer?
Venham com explicação de genética em que no caso dos homens, a traição é algo que tem de ser feito sob pena de ficarem irrascíveis, pois, é como satisfazer uma necessidade fisiológica ( o que até se aplica bem esta analogia...se tivesse que associar um cheiro à traição, ligava-o ao cheiro da ME**A)  mas adiante....se assim associarmos a traição a um problema de genética...em que é um mal que só ataca alguns homens...pronto, coitados, temos desculpa para eles...*que chatice, devem sofrer muito desse mal* - tom irónico, claro!
Mas, mais uma vez, nada de atirar pedras...porque sinceramente...não são merecedores de tal gesto...o desprezo e só basta...
Quanto à "idiota" terá de forçosamente passar a ser ESPERTA, quanto à "outra" não pode ser assunto que valha a pena a "idiota" tentar perceber...quanto ao traidor....que viva com a consciência sobre os actos que comete....e aprenda alguma lição para evolução pessoal do seu ser!

2 comentários:

San disse...

Quem ama não trai. Ponto.

Anónimo disse...

Nao ha traicao quando se ama. Mulher traida e aceitando esse facto... e tb mulher traida a si mesma, que nao se respeita a ela propria... traicao e mentira sao das piores armas deste universo para uma relacao amorosa e de confianca.