10/04/11

crónicas minhas em traços gerais parte IV

O próximo texto que segue irá testemunhar uma das melhores e até mesmo definitiva mudança da minha vida que ainda hoje graças ao que sou se deve ao que comecei a viver a partir dos 16 anos.

Visto não me identificar minimamente com o ambiente da Secundária de Benfica, decidi mudar de Escola.

Acabei por mudar também de freguesia. A partir dos 16 anos, dei por mim apanhar todos os dias o comboio para o Rossio, ir a pé até ao Martim Moniz e seguir de eléctrico 28 até à Graça, e em seguida descer a Rua da Verónica até à Secundária Gil Vicente. Sim, esta Escola maravilhosa que me ensinou e educou muito do que sou hoje como pessoa e como ser profissional.

Inseri-me num curso profissional de Animação Socio Cultural, éramos turma piloto, tive disciplinas de Expressão plástica, Expressão artística ( colocar a voz, disinibir-me, representar, exercícios corporais etc) tinha Filosofia, onde chegamos a ter uma aula no Castelo de S. Jorge, fomos à serra da Malcata ver o lince...

Era uma Escola extremamente agradavél, dispunha de um miradouro que dava vista para o Tejo, ao pé tínhamos o largo se Santa Clara, Santa Engrácia, o Castelo...Alfama. Dava por mim a caminhar, explorar na melhor idade que temos para o fazer todos aqueles sítios e absorvia cada momento como único e precioso.

Posso constatar que a minha adolescencia assim passada não poderia ter sido melhor.

Tive o professor de português que me marcou pela sua humanidade, que me transmitiu valores através dos textos, valores de conhecimento humano que jamais esquecerei.
Devo muito aos 3 anos que por ali passei, e que me souberam a pouco. Ali sim, fiz pelo menos 2 amizades que ainda hoje se mantem. A viragem na minha vida a muito se deve a quem conhecemos pelo caminho, e por ocasiões de sorte que se tenham e saber agarrá-las. Foi o que fiz, como irão ver em seguida.

2 comentários:

palavrasasolta disse...

Que engraçado, eu também andei nessa escola! Ha,ha,ha!
Amiga, apesar de ter sido só um ano, que saudades desse tempo...

Fátima Santos disse...

É verdade...e tu és das amizades que perduraram! q saudades, mesmo...