04/10/10

Há 27 anos atrás

Estava eu a entrar pela primeira vez na escola. Passei até aos 6 anos na casa dos meus pais, não frequentei a pré primária. Lembro-me bem de como foram os dias que antecederam o primeiro dia de aulas, comprei o material numa papelaria muito antiga lá em Benfica, ainda não havia hipermercados com material escolar. Frequentei a primária num externato que já não existe, havia 2 professoras para 4 turmas, tive aulas de educação física logo a partir da 1ª classe, levei reguadas uma vez por não ter feito os trabalhos de casa, ía ao quadro resolver problemas de 3 e 4 contas, para calcular áreas geométricas, e saber quanto se gastava nas compras...ía ao mapa e com 8, 9 anos já tinha de saber na ponta da língua todas as regiões vinculas do país, e afins...
Sim, uma das professoras ainda gostava do método antigo para ensinar, dela sentia medo, uma sensação que me entristeceu, não queria sentir isso por uma professora...a outra, por outro lado era bem mais humana.
E, agora, dou por mim a fazer uma retroespectiva dos anos que passaram a dois dias antes de retomar as aulas, desta feita na Universidade...e já lá vão 27 anos desde o primeiro dia que tive a primeira aula.
Até à próxima

2 comentários:

Paulo Vicente disse...

Parece estranho, mas quando penso nos tempos de escola penso sempre primeiro no giz, o pó, o som dele a escrever.

Boa sorte para as novas aulas. :)

Poetic Girl disse...

Desejo-te muita sorte para esta nova etapa! beijoca