24/08/10

Adenda ao post anterior

Desde já, quero agradecer a todos os comentários que me deixaram, e dos quais merecem um post exclusivo só para vos responder.
Lisboa vista desde o rio Tejo como disse a M. é para mim sem dúvida uma das mais belas paisagens do mundo, vê-se o rio a fluir para o Atlântico, realça também as colinas da cidade e os seus monumentos. Recomendo.
Quando não incluí na lista de locais favoritos, algo tão emblemático como a Baixa, o Rossio e a Pça da Figueira, é pelo facto, de eu já percorrer esta área á anos, uma vez que é o percurso que faço diariamente desde o tempo que andava na Secundária de Gil Vicente e que agora no presente, este mesmo percurso me leva ao meu local de trabalho. E, vejo que de ano para ano, em vez de esses locais serem devidamente melhorados, cuidados, no que respeita á restauração dos edifícios, não, de ano para ano constato que esses locais são sim deixados ao abandono e consequente degradação. Em alguns casos as paredes de tão sujas que estão nem se consegue perceber a cor da tinta, ou olhando para os telhados vemos (vergonhosamente) ervas enormes, secas "plantadas" nos beirais dos telhados, ou então nas estátuas das 2 Pças, os grafitis em rabiscos pintados para estragar o que na minha opinião deveria estar cuidado e sim representar os cartões de boas vindas aos turistas que cá vêem e deveriam ver uma cidade no seu esplendor e, infelizmente não é isso que se vê. No que respeita á avenida da Liberdade, está a seguir o mesmo caminho da baixa...e é uma das avenidas mais poluídas da cidade também...
É só um apelo, preservem Lisboa, ela merece!

1 comentário:

Miguel disse...

Mal vai a capital e os seus locais mais emblemáticos, que imagem tão pobre, especialmente por estas alturas em que as ruas estão apinhadas de turistas e emigrantes em gozo de férias. Sendo da outra margem e não gostando particularmente de Lisboa pela azáfama e pelo bulício próprio das grandes metrópoles, gosto muito de lá passear, pela grande variedade de culturas que se juntam nos lugares mais emblemáticos da cidade, pela vista lindíssima e pelo ar que se respira no Parque das Nações, sobretudo. Quanto à degradação e aos grafites esse é um problema que se tem alastrado por todo o lado, sem solução à vista.