24/05/09

As meninas


Soube recentemente que Velasquez era neto de um português. Esta pintura sempre me despertou a atenção pela expressão da menina que está ao centro do quadro, a Infanta Margarida. Eis o que a Wiquipédia tem a dizer sobre esta obra do séc XVII:

A obra está hoje no Museu do Prado. Ao centro pode-se ver a infanta Margarida Teresa de Habsburgo, filha de Filipe IV, acompanhada de suas damas de companhia, de seus criados, de uma anã e uma criança que mexe com um cão. Já no canto esquerdo, vê-se um auto-retrato de Velázquez, em cuja veste percebemos a cruz da Ordem de Santiago, que foi incluída na tela somente após sua morte. Os reflexos do rei e da rainha da Espanha surgem num espelho atrás da infanta. Acima do retrato há dois quadros do acervo do palácio e, mais ao fundo, um homem entra em cena e movimenta a cortina, trazendo mais luminosidade à tela.

Nomeada originalmente como A Família, a tela foi salva de um incêndio que atingiu o Palacio Real de Madrid em 1750, passando ao Museu do Prado em 1819 e recebendo, posteriormente, o título de Las Meninas. Embora "menina" seja uma palavra da língua portuguesa, era usada na corte espanhola com o sentido de "dama de companhia".

Até á próxima

3 comentários:

N.K. disse...

Estava rodando por aí a esmo, não esperava encontrar um texto tão interessante! (risos)

Havia visto este quadro e ouvi professores comentando antes, mas acho que agora posso ver este quadro de maneira diferente.

Engraçado como o quadro muda de cara a cada vez que descobrimos algo novo! Realmente incrível! (risos)

Myosotis disse...

Obrigada pela apresentação deste quadro!! Não conhecia, mas fiquei a gostar :)

**Beijinhos**

Fátima Santos disse...

Obrigada!fico contente em ter mostrado algo novo a vcs! bjs