02/10/08

Memória

Comprei a National Geographic, e o que me levou a comprar foi ler sobre um dos temas que mais fascínio me causa: o cérebro.
A temática é a memória, passo a citar o que vem escrito na revista: As memórias declarativas são coisas sobre as quais sabemos ter lembrança, como a cor do nosso carro e os acontecimentos de ontem á tarde. Nisso eu tou bem, o carro é cinzento clarinho e ontem á tarde passeia com a Alzira na Torre, cheguei a casa e fui ao Minipreço. As memórias não declarativas, são coisas que sabemos, mas as quais não pensamos de forma consciente, como andar de bicicleta. Mas, passados uns bons anos voltei andar de bicileta, e foi como andar pela primeira vez, mas voltei, e penso que será defeito da bicicleta, que não faz com eu ande bem.
Este 1.3 Kg de matéria enrrugada equilibrado no topo da nossa medula espinal, é capaz de preservar recordações banais da infancia durante uma vida inteira, mas muitas vezes nem consegue fixar um importante numero de telefone durante dois minutos, a memória é muito estranha. E não é que é verdade?? Lembro-me não ter mais que 4 anos e estar agarrada ao pescoço do meu pai sentada no parateito da varanda da universidade de Coimbra com medo de cair, mas para fixar números de telefone, sou uma lástima.
Cuidem bem das vossas memórias...;-)

Até á próxima

Sem comentários: