26/06/08

Educação, procura-se

Procura-se, mas depois de achada ninguém pagará em dinheiro uma recompensa! Era só mais o que faltava...a boa educação não se vende, vem do berço e sim, está acessivél a TODOS de todas as classes sociais.
Pelo menos eu quero acreditar nisso convictamente...a falta de educação por si só acaba por desencadear outras falhas no sistema numa sociedade, trocado por miúdos, se não se respeita os outros é porque essa pessoa não tem amor próprio, ou teve amor da parte de quem a criou ( não a educou) logo, acabam por se estar a 'marimbar' para tudo, e depois? Gera-se o caos, o conflito, o estar do contra só porque sim, é um modo de vida, o ser revoltado só por ser sem razão aparente, o ser-se vítima eterno de uma sociedade que ninguém (coitadinhos) os compreende.
Soluções? Eu que não passo duma leiga, tudo o que escrevo vem do que observo no meu dia a dia, acredito que em vez de ensinarem as manhas e maus vícios logo a partir do momento que a criança começa a ter noção de si, deveriam começar desde já a tratá-la por igualdade e não como alguém que é limitado e não entende nada porque é pequeno, e tentar pedir opinião de assuntos que os adultos decidem de modo a que a criança se sinta integrada na família e uma voz activa também, acreditem, acabariam as birras porque essas não são mais que um chamar a atenção que ela está ali e os adultos lá andam muito 'adultos' sem darem a tal...atenção que a criança pede.
Pequenos sinais de educação, mas essenciais: oferecer algo, a resposta ser obrigada, entrar num local público, saudar o empregado/a, não recear o sorriso, mesmo que não se esteja interessado, sorrir e dizer não obrigada...etc...mas façam-no genuinamente, porque se é demonstrar simpatia com um tom de cinismo, eu respondo, não, obrigada, não é dessa educação forçada que eu procuro.

Até á próxima!

Sem comentários: