26/10/10

Curiosidades

Vou falar-vos de Rift Valley. Este vale africano que se estende desde a Síria até Monçambique com 5000 km de comprimento, foi criado á 35 milhões de anos com a separação das placas tectónicas asiática e arábica, chega a ter uma largura que vai desde os 30 a 100km e com uma profundidade em alguns pontos com milhares de metros o qual deve-se a sobrevivência da especie humana, desde os Austrolopitecos, os quais se dividiam em subespecies. Ora a separação desse vale consiste num lado a savana ( agreste, quase semi-desertica) e por outro lado uma floresta luxuriante.
Sabe-se que uns desses Austrolopitecos ficaram-se pela savana, outros pela floresta, a qual não lhes faltava nada, tinham água, alimento com fartura etc e acabaram por se extinguir.
E, sabem afinal, de quem nós somos provenientes? dos que se ficaram pela savana, que sobreviveram a condições muito adversas, ameaçados constantemente pelas feras, dispunham apenas de alimentos que colhiam, na maioria raízes, e daí desenvolveram os maxilares etc...entretanto como não tinham árvores com tanta abundância como na floresta o polegar do pé foi gradualmente ficando mais unido aos dedos restantes...e foram seguindo numa evolução que levou milhares de anos até chegarem uma estrutura erecta.
Portanto o que se retira daqui, é senão a seguinte ideia:toda essa evolução que acaba por dar origem ao Homo estava dependente em totalidade do ecossistema para sobreviver. Hoje em dia retira-se á mesma da natureza todo o nosso bem estar, tudo o que necessitamos para nos mantermos vivos, mas acabamos por controlar os ecossistemas, algo que não era de todo possivel de ser realizado no tempo dos primeiros Homos. Portanto, se de repente eu fosse largada na savana no presente sem meios nenhuns para ir para lá viver, digamos que seria extinta passadas poucas horas!
Daí eu retirar também outra conclusão, até aos últimos 6000 anos a especie humana teve vários períodos que correu o risco de se extinguir.
Bem, fico por aqui com as minhas curiosidades!

4 comentários:

Poetic Girl disse...

Excelente partilha diria eu! beijoca

Ana disse...

Olá!
Agora fizeste-me regressar aos tempo da faculdade e ás aulas de origens do homem e de pré-história!!
beijinhos

R disse...

Muito interessante a evolução da espécie. E já agora vou dizer-te o que me disse o meu dentista. Os seres humanos vão deixar de ter os dentes do siso.A alguns já não nascem e a outros, como eu, só nascem num dos maxilares. Porque já não necessitamos deles para nada. Deixámos de comer apenas a carne crua dos animais.

Paulo Vicente disse...

Olá, olhando para alguns dos nossos genes encontramos sinais de que podem ter ocorrido períodos na nossa história em que o número de indivíduos foi muito reduzido (aqui está um resumo).

Somos o produto de uma longa história que podia ter seguido outro caminho e resultado em algo um pouco diferente.