13/08/10

Os telejornais

Cada vez que chega a hora dos telejornais ás 13h, e ás 20h posso garantir-vos que não os vejo, oiço aqui e ali alguma notícia, pois a minha mãe assiste a eles...
Simplesmente detesto o tipo de notícias dos telejornais de cada um dos 3 canais. Pois, na minha opinião, vão buscar notícias que perturbam a quem as vê e ouve, pelo menos por mim falo. Deixo-vos este exemplo: quando alguém é levado pela maré, infelizmente, é uma ocorrência por si só demasiado dolorosa da parte da família da vítima em questão, quanto mais estarem a "massacrar" os telespectadores com essa notícia, relatando pormenores durante dias seguidos, isso afecta-me! Outro exemplo, notícias em que haja um desentendimento entre um fulano qualquer do desporto ou da politica com outros fulanos...dá-me um profundo desagrado, ver esse tipo de notícia, pois faz-me lembrar mais cuscovelhice de comadres, do que propriamente aquilo que os telejornais deveriam transmitir, notícias relacionadas com o estado da nação, e do mundo, divididas por categorias distintas, mantendo o formato actual, mas, dando ênfase ao essencial, e não explorar demasiado a notícia, com assuntos que somos impingidos pelos jornalistas e dos quais a mim não me dizem respeito.
Há dois jornais que gosto, o Jornal das Regiões, pois é relativo só ao país, e além do mais é informativo no que respeita a tudo desde questões ambientais, exposições que haja, etc .É um jornal que retrata de forma fiel o estado do país. Outro, acaba por ser o jornal da 2, é mais conciso.
Depois há a RTPN ou a Sic Notícias que também fazem uma filtragem na apresentação da informação.
E é pelo desagrado que demonstro ter como os telejornais, que passo a ser eu a escolher o que me quero informar pesquisando na internet o que quero ver, e compro revistas da visão ou da sábado, se bem que a primeira é melhor, vejo canais de documentários que me transportam para temáticas gerais e ...vou ficando informada á minha maneira. E recomendo a todos, sinceramente que também o façam.

Até á próxima

4 comentários:

No Reino do Infinito disse...

Nem mais, sinto exactamente o mesmo, não contribuem em nada para informar, deixam apenas desgraças em cima de desgraças e ainda há quem os idolatre, a minha mãe também é uma das que faz: ahhhhh, ohhhhhhhh, de cada vez que ouve uma noticia, não existe informação, existe sim exploração e mediatismos.......també me nego a ver qualquer um deles, aliás prefiro só ligar a Tv à tarde e olha que estou em casa todo o dia!
Biejocas ;)

Paulo Vicente disse...

Esquece os telejornais, às vezes podem dar uma noticia relevante mas é um caso raro no meio de tragédias e mais tragédias (fulano matou fulano e foi preso, óptimo, houve um crime e o bandido foi apanhado, porque estão a gastar o meu tempo com isso?), no fim a "palha" é tanta que não vale a pena ver.

E mesmo quando a noticia é importante podes ficar mais informada pesquisando o assunto na Internet. As pessoas vão acabar por escrever sobre o assunto e a escrita é sempre muito mais informativa do que a televisão.

Ana disse...

Olá!
Os telejornais estão uma verdadeira vergonha!! Ouço mais na rádio. Compro a Sábado e vejo as noticias na internet, principalmente através do facebook porque sigo a TSF!!
Beijinhos

Miguel disse...

Só por mero acaso ouço os telejornais, porque é desgraça atrás de desgraça e tornam-nos ainda mais deprimidos. Geralmente, pela hora das refeições, prefiro colocar um bom filme no vídeo, inteirando-me das notícias pelos jornais ou pela net.